
Acompanhando a evolução do mercado e as demandas dos associados, a ABQM publicou as recentes alterações no regulamento do Registro Genealógico do Stud Book. As mudanças que entram em vigor a partir de hoje, propostas pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e aprovadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), trazem inovações importantes para o registro e a gestão dos animais da raça Quarto de Milha.
Confira algumas mudanças:
- Nova classificação das pelagens rosilhas: conforme o capítulo VI do novo regulamento, as pelagens rosilhas foram desmembradas de acordo com a pelagem base do animal, resultando nas seguintes classificações: Rosilho de preto; Rosilho de alazão; Rosilho de baio; Rosilho de Palomino; Rosilho de castanho; Rosilho de zaino; Rosilho de lobuno.
Quem tem cavalo rosilho precisará atualizar o registro do seu animal.
Leve seu cavalo até um evento oficial para ter o documento atualizado sem custo, ou chame um inspetor técnico para efetivação de correção de pelagens.
- Fim do arrendamento de animais de acordo com o capítulo XIV, que trata da propriedade, cessão e transferências, a ABQM não aceitará mais o arrendamento de animais. Agora, o criador terá à sua disposição apenas duas opções: Transferência de propriedade do animal e Transferência com alienação.
- Prazo para registro de animais no Stud Book, conforme o capítulo VII, artigo 23, os animais devem ser registrados com idade máxima de 5 anos hípicos. Após esse período, o registro ainda será possível com pagamento de uma taxa adicional.
Quem tem animal nesta faixa de idade deverá ter o seu processo de registro finalizado na ABQM até 30/06/2025 para que não seja gerada a nova taxa de animais registrados acima dos cinco anos.
- Microchipagem: conforme o capítulo x, artigo 44; a partir de 1º de julho de 2025, todos os animais participantes de atividades equestres como provas oficiais ou oficializadas e leilões oficiais deverão, obrigatoriamente, estar microchipados e homologados, ou seja, o número do chip precisa estar no registro (SRG da Associação) para sua participação.
Para saber se o seu animal está homologado consulte o registro no site oficial da ABQM. O número do chip deverá constar no registro do animal. Caso não conste, consulte um inspetor técnico ABQM para solicitar a homologação.
A partir do dia 01/07/2025 os animais deverão, obrigatoriamente, estar microchipados e homologados junto a ABQM para terem suas inscrições efetivadas e/ou seus resultados validados nos eventos oficiais e oficializados ABQM.* Inclusão de regras de importação de embriões: o capítulo XVII do regulamento também sofreu alterações significativas relacionadas à importação de embriões, trazendo maior controle e padronização ao processo.
- Alteração nos critérios para importação de animais, conforme o anexo I do SRG. Os animais que não deram entrada do processo na ABQM terão até 30/06/2025 para enviarem a sua certificação zootécnica. A partir de 01/07/2025 os animais deverão estar enquadrados as regras do Anexo I do 17° Regulamento.
Lembrando que a ABQM precisa de um prazo de 5 dias úteis para análise das solicitações de importação.
Clique aqui para conferir na íntegra o novo regulamento com as principais mudanças destacadas em vermelho.
Essas atualizações visam modernizar os processos da ABQM, garantindo maior organização e segurança nas transações e registros da raça Quarto de Milha.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Reconhecimento facial será utilizado no acesso ao 48º Campeonato Nacional da ABQM
Tecnologia inovadora traz mais segurança, agilidade e praticidade ao maior evento do cavalo Quarto de Milha da América Latina

Publicada a convocação da AGO referente ao processo eleitoral da ABQM 2025
Ato estatutário oficializa o início do período de inscrições para chapas e candidatos, que vai de 2 de julho a 1º de setembro

Saiba como obter descontos de até 50% nos serviços do Stud Book
ABQM também oferece múltiplas opções de pagamento para tornar a experiência do quartista mais simples, rápida e eficiente

Conselho de Administração aprova mudanças no Regulamento de Esportes: confira as propostas aprovadas
Medidas envolvem desde a obrigatoriedade de chip homologado nos animais até novas categorias e ajustes em modalidades específicas; e passam a valer a partir de 01º de julho de 2025